Resenha | Vilão - V. E. Schwab


Oi oi pessoas, como vocês estão?

Hoje vim trazer a resenha de um livro que agarrou minha atenção a cada momento que pequei nele pra ler “só mais um capítulo”. O livro resenhado da vez é Vilão da V. E. Schwab.


Resumo do livro: Vilão acompanha Victor e Eli, dois estudantes brilhantes da universidade de merit e amigos por acaso que estão trabalhando em seus respectivos TCCs que, por acaso, acabam se cruzando no meio do caminho. Enquanto Victor estuda a adrenalina, Eli quer descobrir o que gera um EO ou pessoas com habilidades extraordinárias.

No meio de toda a pesquisa Eli faz uma descoberta: a descarga de adrenalina gerada por um trauma pode gerar um EO.

Mas essa descoberta acaba se tornando um divisor de águas na amizade dos dois que os faz ir de amigos e colegas de pesquisa a inimigos declarados.

Experiência de Leitura: Já no inicio fica bem claro que o Victor acabou de fugir da prisão após passar 10 anos encarcerado e ele está disposto a caçar Eli até no inferno se for necessário porém os motivos não ficam claros logo de cara.

O livro tem duas coisas que eu amo: intercalação entre presente e passado e alternância de ponto de vista.

Tais pontos são usados para gerar a seguinte questão no leitor: o que diabos aconteceu entre eles?

Victória vai construindo a narrativa com o objetivo de levar a gente ao ápice da curiosidade para descobrir o que causou tanto estrago a ponto de transformar Victor e Eli em inimigos eternos e fazerem ambos se odiarem e quererem o fim um do outro.

Além disso, a autora também brinca bastante com crenças, religião, ciência e a percepção da realidade através do ponto de vista do Victor, um ateu que vê os EOs como aliados para combater Eli, e Eli, que vê os EOs como uma ameaça e busca eliminar cada um deles. Ela mostra como as crenças de cada um pode moldar a sua visão do mundo e da realidade, podendo até mesmo alterar a nossa percepção dos fatos.

Ela também cumpre muito bem a proposta de desconstruir durante todo o enredo do livro os papéis de vilão e herói, ou seja, dependendo da sua visão da história, tanto Vic quanto Eli podem ser heróis ou vilões.



Conclusões: A história é muito bem construída e moldada para te deixar o mais curioso possível a ponto de não querer largar o livro em momento nenhum. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos no decorrer da história e percebe-se claramente as diferenças do Victor e Eli estudantes e amigos e do Victor e Eli inimigos até o fim. Os personagens secundários também são extremamente bem construídos, a relação que o Victor desenvolve com o Mitchel e com a Sydney é muito interessante e você percebe que, apesar de toda a raiva e etc, ele é capaz sim de desenvolver vínculos e ser humano. A Serena também não fica de fora, ela é uma personagem muito forte, apesar de um pouco 3scr0t@ e a relação dela com o Eli é do tipo: vai dar m3rd@ a qualquer momento.

Enfim, é incrível como um livro é capaz de te prender a ponto de você querer virar noites lendo para descobrir o que aconteceu ali.

Definitivamente é um favorito e foi o primeiro livro lido de fevereiro!

Agora conta pra mim, você já leu esse livro? Qual foi a sua opinião?

0 comentários