Dica | TOP 3 APPS PARA GERENCIAR SUAS LEITURAS

Oi oi pessoas, tudo bem com vocês?

Como leitores sabemos o quão difícil é manter um controle das nossas leituras, organiza-las e até mesmo ter tempo para ler. Por isso, é importante organizar bem a vida para que haja tempo para o seu hobby preferido. No post de hoje trago 3 apps que irão te ajudar a organizar sua vida e suas leituras.

Atualmente já existem diversos apps e sites criados com o intuito de organizar leituras mas hoje resolvi trazer o Top 3 dos que mais uso!

Vale deixar bem frisado aqui que não descobri esses apps do dia para a noite, fui testando e descobrindo o que dava certo para mim até que cheguei nesses que mais uso, então já deixo a dica: teste e descubra o que funciona para você!

1. Notion

Não poderia deixar de começar por outro aplicativo que não fosse Notion. O Notion é uma plataforma de organização super completa e eficiente e pode ser acessada através do site ou pelo aplicativo, disponível na versão desktop e para os sistemas Android e iOS. 

Descobri o Notion em 2021 e foi amor a primeira vista, ele te dá mil e uma possibilidades de criação de templates de organização voltadas para qualquer área da sua vida além de uma aba só com templates prontos para você colar na sua área de trabalho.

Essa é a minha página de organização de leituras no Notion, ela é bem simples mas super eficiente. 

Nela consigo ter um controle de:

- livros que estou lendo/quero ler/li;

- quando comecei;

- quando terminei;

- quantas páginas o livro tem;

- quantas já li;

- quantas faltam;

- status da leitura;

- breve resenha;

- nota do livro.

Com base nesses dados você consegue agendar no planejamento semanal quando vai ler e quantas páginas por dia pretende ler, assim você tem um controle e não se afoga na leitura e também não negligência suas taref.

Você pode ter acesso ao template acima e tornar sua leitura mais organizada seguindo os passos simples que deixei nos destaques do meu Instagram .

2. Trello

O Trello é um site conhecido principalmente por empreendedores e freelancers pois inicialmente foi desenvolvido para organização de empresas maaas a gente sempre descobre mais formas de usar hehe.

No Trello você irá trabalhar com quadros, no estilo método kanban, e nesses quadros você pode criar listas (cards).

O Trello é bem simples de usar e tenho certeza que você não terá muitas dificuldades com a adaptação. Ele tem uma área de trabalho bem simples mas que pode ser facilmente personalizada.

Em cada quadro você pode manter um tracking das leituras de cada mês além de poder deixar informações adicionais em cada card a respeito do livro que você leu.

3. Skoob

O Skoob é uma rede social colaborativa para leitores e funciona com uma estante virtual. Nele você pode manter um registro dos livros que já leu e identificar quais leituras está realizando no momento além de poder manter um registro de como está sendo sua leitura. 

Nele você também marcar os livros que emprestou e os que pretende trocar, assim você tem uma visão geral da sua biblioteca e não perde nenhum livro.


Além de todas essas funções, o Skoob também possui uma área para resenhas e grupos literários que você pode participar e estar conhecendo outros leitores e obras. Na rede social também ocorrem sorteios que você estar participando então fica de olho nela até porque quem não amanha ganhar um sorteiozinho?

Se você tem algum app ou site que usa muito para organizar suas leituras compartilha comigo aqui nos comentários que vou adorar conhecer e testar!

0 comentários